IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL

Aconteceu no dia de hoje (18) a IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL. O evento foi realizado no auditória da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Centro e contou com a participação de cerca de 70 pessoas.

A Conferência é um importante espaço de diálogo e discussão que tem como objetivo a avaliação da política da assistência social e definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de assistência Social (SUAS).

Estiveram presentes para a abertura da Conferência como autoridades, o Vice-Prefeito, Florentino Lauvers, a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Gisila Boening Fleger, a Secretária de trabalho e Ação Social, Nelcelina Espíndula e representando a Câmara dos Vereadores, o Vereador, Rogério Schereder.

Pela manhã ainda aconteceu uma palestra com a Assistente Social Roberta Rangel Viana, que atua atualmente na Prefeitura de Vitória, sobre o tema: “Assistência Social: Direito do Povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

No período da tarde, aconteceu a discussão em grupos, com os 05 eixos temáticos:

• EIXO 01: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades
  • EIXO 02: Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
  • EIXO 03: Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.
  • EIXO 04: Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.
  • EIXO 05: Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

Dessas discussões saíram sugestões e temas relevantes para a construção de novas propostas de políticas públicas para as questões relacionadas à ação social.