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Bem-vindos à página do Centro de Referência de Educação Inclusiva – CREI. A finalidade desta página é partilhar nossas ações, nossas experiências e os caminhos percorridos para a concretização da Educação Inclusiva em nosso município.

Quem somos?

O Centro de Referência de Educação Inclusiva – CREI instituído no município de Santa Maria de Jetibá, através do decreto n° 091/2010 pelo atual Prefeito Hilário Roepke. Fundamenta-se e regulamenta-se na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE - EI), resolução nº 04 de outubro de 2009, e demais orientações nacionais e internacionais relativas à Educação Inclusiva, das quais o Brasil é signatário. Seu público-alvo assistido são os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, e altas habilidades/superdotação.

O que fazemos?

Nosso principal objetivo é articular políticas públicas de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva na rede municipal de ensino na busca de promover o acesso e garantir a permanência dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação nas escolas comuns de ensino.

 

Equipe

O CREI conta com uma equipe multidisciplinar composta por:

Coordenadora: Joziane Jaske Buss

Assessoria Pedagógica: Vanize Espindula

Psicólogo: Elcir Fornaciari

Fonoaudiólogo:

Secretária: Solange Anderson

Professores Especialistas de Educação Especial:

Andrea de Oliveira Britto Klabunde, Cathia Bianca de Oliveira Teixeira, Claudina Schwambach Dettmann, Daniele de Aquino Bento, Josiane de Souza Lima, Luana Berger, Marilza Aparecida de Souza, Natalina das Graças Butke de Souza, Taise Magally V. Lamberth,

Professor Intérprete de LIBRAS: Marcileia Aparecida Bridi Sperandio,

Professor de Surdocegueira: Juliete Seda Malta Lima

A equipe conta também com auxiliares de educação especial e o apoio de estagiários dos cursos de Pedagogia e demais licenciaturas.

 

Serviços

  • Orientação àsescolas da rede municipal, mediante as demandas relacionadas aos alunos público-alvo da Educação Especial/Inclusiva;
  • Grupo de trabalho com Pais, Familiares e/ou responsáveis dos alunos público-alvo da educação especial que tem como proposta promover um espaço de estudo, reflexão e discussão sobre a Educação Especial Na Perspectiva da Educação Inclusiva com os membros da equipe multidisciplinar do CREI e com profissionais intersetoriais, sobre questões de escolarização de seus filhos.
  • Planejamento pedagógico com os professores de sala comum, professores de área específica, professores de AEE, diretores, supervisores escolares, coordenadores de área, auxiliares de educação especial e estagiários de modo a discutir os objetivos e metas dos conteúdos ensinados, além de pensar e (re) pensar práticas pedagógicas que propiciem o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
  • Formação Continuada Coletiva de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva com os professores, profissionais da educação e colaboradores (aqui denominados como auxiliar de educação especial, auxiliar de creche, bibliotecários, secretário escolar, estagiários, auxiliar de serviços gerais, merendeiras, motoristas), entendendo que a formação continuada é um processo estabelecido nas relações entre os pares, e que o trabalho coletivo tem um papel primordial na produção e construção de conhecimentos, que consequentemente auxiliam no processo de inclusão escolar, visto que a colaboração de todos os profissionais com o trabalho docente é de fundamental importância, pois, por meio da coletividade podem emergir nas escolas, espaços formativos que propiciam a troca de saberes e a discussão das próprias práticas entre os diferentes pares, favorecendo o crescimento e o fortalecimento de ambos os lados.
  • É ofertado aos estudantes público-alvo da Educação Especial da rede municipal de ensino, tanto no horário regular quanto no contraturno escolar nas Salas de Recursos Multifuncionais, o atendimento educacional especializado. Este trabalho é desenvolvido por professores especializados em educação especial, em articulação com o professor de sala comum e com a equipe pedagógica da escola, organizam colaborativamente, procedimentos didáticos pedagógicos diferenciados, ou seja, a flexibilização das atividades organizadas pelo professor de sala comum para os estudantes público-alvo da Educação Especial matriculados nas diferentes Unidades de Ensino do município,sem que tal processo implique na minimização do currículo.

Parcerias

  • Grupo de pesquisa “Formação, Pesquisa-Ação e Gestão em Educação Especial – GRUFOPEES” da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.
  • Grupo de Estudo e Pesquisa, Inclusão Escolar e Processos de Ensino Aprendizagem – GEPIPEA da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.
  • Fórum de Gestores de Educação Especial do Estado do Espírito Santo.
  • Comitê de Educação Especial e Direitos Humanos - CODHESP, que tem como finalidade discutir e ampliar a rede de ações relacionadas as Políticas Públicas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
  • Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Santa Maria de Jetibá.
  • Secretarias da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá.
  • Ministério Público Estadual e Municipal.
  • Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Centro-Serrano.
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