OUTUBRO ROSA: PALESTRA COM MÉDICO DA AFECC

OUTUBRO ROSA: PALESTRA COM MÉDICO DA AFECC
Aconteceu hoje (14) pela manhã, na IECLB do Centro, a palestra sobre Prevenção ao Câncer de Mama e outros cânceres, com o médico oncologista da AFECC, Dr Nivaldo Kuster.
Estamos no Outubro Rosa, mês e Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino. E várias ações programadas pela Secretaria de Saúde de Santa Maria de Jetibá estão acontecendo no município e a palestra de hoje foi uma delas.
Cerca de 120 mulheres participaram desse momento importante de informação e troca de experiências com foco no cuidado com a saúde da mulher.
A ação foi uma parceria entre várias entidades: Secretaria de Saúde de Santa Maria de Jetibá, AFECC, IECLB, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria de Jetibá, Conselho Municipal da Mulher e Sicoob Centro-Serrano. E ainda estiveram presentes na palestra, representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SESA) e da Secretaria de Estado de Direitos Humanos.
Além das palestras que estão acontecendo em vários locais e semanalmente durante todo mês de Outubro, a Secretaria está com equipe reforçada para a realização da coleta de exames preventivos, mamografias para os casos indicados e outros.
Procure a Unidade de Saúde mais próxima e marque seu exame!
Um toque pode salvar sua vida!
SEGUNDO O INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER, O INCA, DO MINISTÉRIO DA SAÚDE: “O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo (…) Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.
Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil”. Mas quando descoberto no início, as chances de cura são significativas. Previna-se! Cuide-se!
+26

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo