PUBLICAR

TECNOLOGIA PARA O MEIO RURAL: ENXERTIA DE VARIEDADES DE ABACATE

Na última quarta-feira, 12 de maio, na Antiga Fazenda da EMCAPA, espaço atualmente cedido ao Município de Santa Maria de Jetibá, com o objetivo de promover a produção de tecnologia para os agricultores locais, foi realizada a enxertia de 3 variedades de abacate: Fux, Margarida e Geada.

O objetivo do trabalho é trazer para este município materiais genéticos de produção precoce, permitindo haver a guarda dessas variedades e facilitar o acesso pelos agricultores familiares locais a borbulhas.

Os profissionais que realizaram a enxertia são do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper. São eles: Adailton Alves Ribeiro – Auxiliar Rural e Eduardo Henrique Wiedemann Lang – Técnico em Desenvolvimento Rural.

Desde o ano 2000 a Fazenda vem sendo utilizada para esta finalidade, com uma parceria cada vez mais forte, entre Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá e Incaper, perfazendo a manutenção e propagação de materiais genéticos favoráveis ao desenvolvimento da agricultura santa-mariense.