Agroindústrias de Santa Maria de Jetibá podem vender seus produtos em todo o Estado

O município de Santa Maria de Jetibá recebeu do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo, Idaf, nessa quinta-feira, o selo de equivalência do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte, o Susaf-ES. O município é o terceiro do estado a receber este reconhecimento. 

Na ocasião, foi entregue a primeira certificação de uma agroindústria com selo Susaf-ES. Trata-se de uma produção de queijos, em Caramuru, que já tinha o selo para comercialização dentro do município e agora, está apta a levar a produção para todo o Espírito Santo.  

No total, cinco agroindústrias de Santa Maria de Jetibá estão registradas no Serviço de Inspeção Municipal, o S.I.M, sendo que uma possui o selo Susaf-ES. Além disso, há outras seis em processo de regularização baseado nos padrões exigidos e que também deverão ser credenciadas em breve.  

O Susaf-ES é um sistema que tem por objetivo promover a capacidade de diferentes serviços de inspeção, atingirem o mesmo nível de proteção sanitária, definido pelo Serviço de Inspeção Coordenador. Com a adesão do município, há uma padronização dos procedimentos de inspeção e fiscalização de produtos de origem animal e a comercialização, antes restrita ao município, é estendida a todo o estado.  

O selo recebido pelo município, significa a valorização das agroindústrias de pequeno porte, ligadas a mão de obra familiar. Além disso, é uma possibilidade para que as famílias rurais possam agregar valor aos produtos e ampliar a renda. 

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo