Uma das necessidades que justificaram os primeiros eventos foi a possibilidade de socializar o conhecimento científico e cultural produzidos nas salas de aula. A participação atendeu a um grande objetivo almejado pelas escolas, ou seja, contar com a participação e parceria das famílias no âmbito escolar. Durante todo o processo de desenvolvimento de cada temática apresentada na Feira, há um grande envolvimento das famílias apoiando os filhos para obterem um bom desempenho nos trabalhos.
Para reestruturação da Feira Científico – Cultural a partir do sexto evento, ou seja, em 2005, foi necessário estabelecer algumas regras utilizando alguns critérios para oportunizar a participação de todas as escolas , evitando temas repetitivos, desigualdade na distribuição das vagas.
O evento faz parte do calendário anual de atividades da SECEDU e das escolas. Com grande adesão das escolas municipais, estaduais e cooperativistas, a feira acontece com apresentação de temas diversificados que versam sobre assuntos que vão desde os comuns aos mais complexos. Os trabalhos são analisados criteriosamente por um corpo de jurados evidenciando os temas melhor explorados. Durante a feira acontecem várias atrações culturais, exposições e venda de livros. Há uma grande integração entre a comunidade escolar e sociedade civil, pois a feira é bastante visitada. Os comerciantes locais contribuem, ajudando a patrocinar o evento e com isso, despertam o espírito científico investigativo dos nossos estudantes. A Feira Científico–Cultural movimenta e mobiliza todas as demais Secretarias.
O processo ensino aprendizagem deve contemplar métodos que além dos conteúdos convencionais e científicos, reconhecem a importância dos conhecimentos anteriormente acumulados pelos educandos, para serem socializados também fora do espaço físico da escola. A feira científico – cultural, suscita debates e reflexões, desperta o interesse por novas fontes de pesquisa e iniciativa próprias, para enfrentar os problemas cotidianos e promover mudança de comportamento na Sociedade, objetivando despertar nos estudantes o espírito investigativo para a construção do conhecimento.