Regulamento

1 – APRESENTAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação, voltada para a construção do saber pautado no conhecimento científico e cultural com temas pertinentes ao currículo escolar da Educação Infantil ao Ensino Médio, assume e realiza anualmente a Feira Científico-Cultural, aliada às comunidades escolares e sociedade em geral. O evento reúne divulgação científica, interação social e promove uma verdadeira revolução pedagógica. Professores e alunos tem oportunidade de apresentar trabalhos de pesquisa desenvolvidos no seu cotidiano de forma lúdica, criativa, tornando a atividade científica e cultural envolvente e prazerosa. A Feira é destaque fora do município e atualmente está inserida no Calendário Escolar da Rede Municipal e também faz parte da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia da Secretaria Estadual.

Tem como objetivos:

  • Despertar nos estudantes o espírito investigativo para a construção do conhecimento;
  • Transformar as teorias em conhecimento prático e pessoal;
  • Vivenciar e trocar experiências científicas e culturais;
  • Fortalecer a parceria na integração escola-comunidade;
  • Conscientizar a comunidade através de abordagem dos temas, no sentido de promover mudanças de comportamento social em busca de melhor qualidade de vida.

2 – QUEM PODE PARTICIPAR

  • Estudantes      das escolas Municipais, Estaduais, particulares e Cooperativistas. Com      apresentação de temas diversificados nas seguintes temas cientifico,      cultural e inventores.
  • Os      estudantes podem participar em grupos de 30 alunos por tema e 5 alunos na      área de inventos.

Do concurso da Logomarca e Frase

Todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino Fundamental, Centros de Educação Infantil, Escolas Estaduais, Escola Cooperativista e Particulares outras entidades estão convidadas a participar na criação da logomarca e frase. Os diretores, supervisores, orientadores e professores deverão orientar os alunos na produção da logomarca e frase para que primem pela criatividade, beleza estética e principalmente que não haja plágio em hipótese alguma.

As escolas participantes deverão selecionar de 2 a 3 desenhos com o tema da logomarca. O mesmo critério fica estabelecido à seleção das frases.

Os desenhos e as frases selecionadas deverão ser enviados, em envelope lacrado, para a SECEDU, devidamente identificados com o nome do aluno (a), a respectiva série que está cursando e o nome da escola no verso do desenho ou frase.

Da Equipe Julgadora

Para cada categoria será destinada uma equipe de 5 (cinco) jurados, com idoneidade e capacidade de decisão reconhecida, preferencialmente pessoas que não tenham vínculo de natureza afetiva ou educacional com os alunos e/ou escola a ser avaliada.

Os jurados são soberanos nas suas decisões e as notas atribuídas são definitivas e irrevogáveis.

A somatória de pontos será feita logo após o encerramento das apresentações nos stands e acompanhada por representantes legais das escolas.

A premiação ocorrerá logo após a contagem dos pontos obtidos pelas equipes.

Da Premiação

As escolas da Educação Infantil, recebem  certificado de honra ao mérito.

Os trabalhos das Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal, Escolas Estaduais Cooperativista e Particulares  (1º ao 9° ano) e Ensino Médio serão avaliados criteriosamente através de requisitos, dentre os quais citam-se: conteúdo escrito, materiais utilizados, projeto, proposta de trabalho, diário de bordo, clareza e importância do projeto na escola e comunidade, organização do espaço, disposição do material didático, domínio do conteúdo, clareza na apresentação e criatividade, por uma equipe julgadora que atribuirá uma pontuação de 5 (cinco) a 10 (dez) pontos para cada critério avaliado.

Os trabalhos que obtiveram maior pontuação serão classificados em 1º, 2º e 3º lugar respectivamente, e contemplados com troféus.

Em caso de empate, as equipes serão igualmente premiadas.

3 – QUAIS SÃO AS CATEGORIAS

Educação Infantil – Cientifico e Cultural

Ensino Fundamental 1º a 5º ano – Cientifico e Cultural

Ensino Fundamental 6º ao 9º ano – Cientifico, Cultural e Inventores.

Ensino Médio – Cientifico, Cultural e Inventores.

Social

4 – TEMA E AUTORIA

Identifique problemas que gostaria de resolver, fatos, fenômenos e /ou situações que deseja entender melhor.

Decida se irá conduzir o projeto em equipe (de no máximo 30 estudantes) e escolha o tema de seu projeto.

5 – DIÁRIO DE BORDO

Providencie um caderno e uma pasta para servir de diário de bordo do seu projeto.
Este diário de bordo será utilizado para registrar e organizar cronologicamente todas as informações do seu projeto, desde as suas primeiras idéias e reflexões para a escolha do tema.

6 – PLANO DE PESQUISA

Elabore seu plano de pesquisa que deverá conter os seguintes itens: título do projeto, questão ou problema identificado, hipótese e objetivo, descrição detalhada dos materiais e métodos (procedimentos) que serão utilizados para verificar a hipótese científica ou para atingir o objetivo e bibliografia (no mínimo três referências importantes).

7 – ORIENTADOR / COORIENTADOR

Discuta e aprimore seu plano de pesquisa com o seu professor orientador. Em alguns casos, você e seu orientador podem chegar à conclusão de que será necessário ter também um coorientador (algum outro professor ou profissional especialista de alguma área envolvido no projeto) para ajudar a aprimorar o plano de pesquisa e acompanhar e supervisionar o desenvolvimento do projeto.

8 – CADASTRO INICIAL

Inicie o cadastro do seu projeto, inserindo as informações dos participantes e o plano de pesquisa. A partir deste cadastro inicial você passará a ter a ficha de inscrição.

9 – QUESTÕES ÉTICAS E DE SEGURANÇA

Você deverá tomar alguns cuidados e providências antes do início do desenvolvimento do seu projeto, se a sua proposta envolver um ou mais dos tópicos a seguir: pesquisa com seres humanos, animais vertebrados, recombinação de DNA, substâncias patogênicas ou micro-organismos, substâncias controladas, tecido animal ou humano ou seus fluídos, substâncias (reagentes e/ou equipamentos perigosos). Neste caso, é obrigatório realizar o cadastro inicial do projeto.

10 – DESENVOLVIMENTO

Conduza o projeto, de acordo com o seu plano de pesquisa, seguindo o Método Científico ou Cultural. O projeto deverá ser totalmente desenvolvido e conduzido por você, estudante (ou por uma equipe de no máximo 30 estudantes), e acompanhado e supervisionado pelo orientador / coorientador.

Lembre-se de que todo o andamento do seu projeto deverá ser registrado por você em seu diário de bordo. Ao longo do desenvolvimento, registre todas as etapas realizadas, anotando detalhada e precisamente (indicando datas e locais) todos os fatos, passos, observações, descobertas, indagações, investigações, entrevistas, testes, resultados e análises.

11 – RELATÓRIO

A partir de todas as anotações do seu diário de bordo, elabore o relatório do seu projeto.

Você deverá descrever de forma detalhada o desenvolvimento do projeto, os resultados alcançados e as suas conclusões.

A estrutura básica recomendada para o relatório deverá conter: folha de rosto, sumário, resumo do projeto, introdução, objetivos e relevância do trabalho, desenvolvimento do projeto, resultados, conclusões, referências bibliográficas e, se necessário, anexos.

12 – SUBMISSÃO

Finalize, até na primeira semana de Agosto com:

> informações completas dos participantes;
> dados do projeto;
> plano de pesquisa;
> resumo do projeto (máximo 2000 caracteres);
> foto do projeto (opcional);
> arquivo contendo o relatório do projeto.

 13 – PARTICIPAÇÃO DE FINALISTAS E AVALIAÇÃO DURANTE A FEIRA

Durante a Feira, Comitê de Avaliação avalia as competências e conhecimentos do estudante por meio da apresentação detalhada de todo o material produzido pelo estudante (diário de bordo, relatório, maquete ou protótipo), bem como sua apresentação oral e desenvoltura em responder questões formuladas pelos avaliadores.

MODELO DE PROJETO DE PESQUISA

1) RESUMO: O resumo é formado por um único paragrafo contendo: uma pequena apresentação, objetivo geral,

síntese dos materiais e métodos empregados bem simplificados e os resultados esperados

2) INTRODUÇÃO: Na introdução deve-se expor a finalidade e os objetivos do trabalho de modo que o leitor tenha

uma visão geral do tema abordado. Deve apresentar o assunto objeto de estudo e o ponto de vista sob o qual o

assunto será abordado.

3) JUSTIFICATIVA E MOTIVAÇÃO: Na justificativa, deve-se citar os trabalhos anteriores que abordam o mesmo

tema da pesquisa desenvolvida, os motivos que levaram à escolha do tema e o problema que é o objeto da pesquisa.

Deve-se refletir sobre “o porquê” da realização da pesquisa, procurando identificar as razões da preferência pelo tema

escolhido e sua importância.

Pergunte-se: o tema é relevante e, se é, por quê? Quais os pontos positivos da abordagem proposta? Que vantagens e

benefícios você pressupõe que sua pesquisa irá proporcionar? A justificativa deverá convencer quem for ler o projeto

sobre a relevância da pesquisa proposta.

4) OBJETIVO: Qual a intenção ao se propor o projeto pensado? Sintetize o que pretende alcançar com a pesquisa.

Os objetivos devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto.

Os objetivos informarão para que você está propondo a pesquisa, isto é, quais os resultados que pretende alcançar ou

qual a contribuição que sua pesquisa irá efetivamente proporcionar.

Os enunciados dos objetivos devem começar com um verbo no infinitivo e indicar uma ação passível de mensuração.

5) MATERIAIS E MÉTODOS: Descreva o tipo de pesquisa e os procedimentos a serem utilizados durante a

execução do projeto. Pergunte-se: com o que e onde será executada a pesquisa?

6) RESULTADOS ESPERADOS: Após a execução de toda a pesquisa proposta explique o que se espera alcançar

no seu projeto. Liste alguns dos resultados que possam ser encontrados.

7) BIBLIOGRAFIA: A bibliografia se constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto.

8) ANEXOS: Caso seja necessário complementar alguma informação presente no projeto de pesquisa inclua anexo(s). Eles devem ser citados no texto, previamente.