SETEMBRO AMARELO

“SETEMBRO AMARELO”

Mês de Prevenção ao Suicídio!

 

O setembro Amarelo é uma Campanha de Conscientização sobre a prevenção do suicídio.

 

O Setembro Amarelo é uma Campanha de Conscientização sobre a Prevenção do Suicídio buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Se trata de um sofrimento psíquico, em que a pessoa perde a condição de crítica e de avaliação da situação, sem conseguir pensar em soluções. Por isso, o apoio torna-se tão relevante. A campanha dá maior visibilidade à causa, mas é necessário buscar informação e ajudar aqueles que precisam durante o ano inteiro.

 

No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

 

Pesquisas apontam que a cada 45 minutos, um brasileiro tira a própria vida. No mundo, acontece um suicídio a cada 40 segundos: um milhão de vidas que poderiam ser salvas com a abordagem e acolhimento adequados ainda nos primeiros sinais de alerta.

 

Percebendo  a necessidade de mudar esse cenário, nasce a proposta do mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, o Setembro Amarelo.

Quase a totalidade das pessoas que cometem suicídio está passando por algum transtorno mental que interfere na sua capacidade de julgamento, em sua percepção de realidade e, até mesmo, na sua racionalidade ao tomar decisões.

 

Devemos ficar atentos ao isolamento, mudanças notáveis de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda.

Referência:

Setembro Amarelo, Mês de Prevenção do Suicídio. O movimento. Disponível em: https://www.setembroamarelo.org.br/o-movimento/. Acesso em: 27 agosto. 2021.

 

Faculdade de Medicina UFMG. Setembro Amarelo. Disponível em: https://www.medicina.ufmg.br/setembroamarelo/. Acesso em: 27 agosto. 2021

 

A QUEM ACIONAR CASO ENCONTRE ALGUÉM COM TRANSTORNO MENTAL QUE PRECISE DE AJUDA?

 

Para apoio emocional e prevenção do suicídio:

Unidades de Saúde próxima à sua residência

– Centro de Atenção Psicossocial – CAPS – (27) 3263-4898

– Centro de Valorização da Vida (CVV): ligue: 188 (gratuitamente)

Se estiver em surto (comportamento alterado): ligue SAMU 192

Se estiver em perigo (violência/abuso): ligue Polícia Militar 190

Se estiver perdida: Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS: ligue (27) 3263-4887

SEJA SOLIDÁRIO, NÓS NUNCA SABEMOS O QUE CADA PESSOA ENFRENTA!

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo