
Programa de Educação Escolar Pomerana (Proepo)
Essa página está em construção...
Olá ! Seja bem vindo à página do Programa de Educação Escolar Pomerana (Proepo). O objetivo dessa página é compartilhar nossas ações e conquistas voltadas para o conhecimento e visibilidade da língua e cultura pomerana.
Fique por dentro e participe conosco deste processo de promoção da vitalidade do nosso maior bem imaterial: a língua pomerana. Sempre que possível, estaremos adequando nossa comunicação nas duas línguas: Português e Pomerano.
Quem somos?
O Programa de Educação Escolar Pomerana (Proepo) é uma ação desenvolvida pela Secretaria de Educação, desde 2005, com o intuito de valorizar e fortalecer a cultura e a língua pomeranas em suas modalidades oral e escrita.
O que fazemos?
É um programa Político e Pedagógico que, além de desenvolver ações educativas e formativas nas escolas, fomenta políticas públicas de salvaguarda da língua pomerana em diferentes esferas sociais (assessoria ao comércio local, secretarias públicas e escolas municipais, realização de traduções de textos, promove formação de professores, criação de materiais didático-pedagógicos, desenvolvimento de pesquisas e parcerias).
O que o Proepo significa?
Este programa representa uma conquista para o povo tradicional pomerano, porque está relacionado a uma luta política pelo direito à diferença. Relatos antigos demonstram um processo de escolarização em que a língua foi minorizada e negada. Compreendemos o Proepo como uma necessidade educativa que contribui para a valorização da cultura local, explicitando registros históricos, ritos e sentidos das práticas culturais.
Secretário de Educação Enoc Joaquim da Silva
Subsecretária de Educação Geraldo Sebastião Thomas
Equipe:
Coordenadora: Síntia Bausen
Assessoria Pedagógica:
Adriana Vieira Guedes Hartuwig
Célia Lemke
Irinete Ponath Henke