WhatsApp Image 2021-07-15 at 15.23.48

ÓTIMA NOTÍCIA PARA SANTA MARIA DE JETIBÁ: O MUNICÍPIO VAI RECEBER O PRIMEIRO NÚCLEO DO ESTADO DE ATENDIMENTO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA.

Um dia histórico. Hoje (15), o prefeito Hilário Roepke, o Vice-Prefeito Florentino Lauvers e o Deputado Adilson Espíndula receberam no gabinete a Secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo Cypriano Machado. A secretária de Estado trouxe uma excelente notícia: a instalação no município do 1º Núcleo Referência de Estado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência – Região centro-Serrana, que será instalado aqui em Santa Maria de Jetibá.

Participaram desse encontro também a secretária da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento e Ação Social, Nelcelina Esíndula e equipe, além de vereadores e/ou assessores, e também a Gerente de Pólíticas para Mulheres, Bernadete Baltazar.

O município foi escolhido para a implantação desse Núcleo Referência, que faz parte um um projeto maior da Secretaria de Estado de Direitos Humanos no que tange a estruturação de Políticas Públicas voltadas às mulheres, e vai implantar ao todo no Estado do Espírito Santo, 06 Núcleos e 04 Centros de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência.

E essa nóticia chega em muito boa hora. Essa demanda de um atendimento diferenciado à mulher vítima de violência no nosso município é antiga e agora atende aos anseios de toda a região Centro-Serrana. Além do nosso município outros 05 municípios da região se beneficiarão desse projeto: Santa Teresa, Santa Leopoldina, Itarana, Itaguaçu e São Roque do Canaã.

Toda a equipe do Núcleo vai ser cedida pelo Governo do Estado e será composta por: coordenador técnico administrativo, auxiliar administrativo, assitente social, psicóloga, advogada, educador social e motorista. O Prefeito Hilário Roepke garantiu um local apropriado para a instalação do Núcleo.

O edital de formalização desse projeto foi publicado no dia de ontem (14) pelo Governo do Estado e se tudo correr bem, até o final desse ano o Núcleo já estará em pleno funcinamento aqui no município.

A violência contra a Mulher é uma triste realidade em todo o Brasil. E Infelizmente não é diferente no nosso município e região. Um local de atendimento específico para essa problemática, com um atendimento humanizado e voltado para a escuta da mulher vítima dessa situação é extremamente importante como forma de enfrentamento da questão.