Informe Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos 2019

A Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Ambiental em Saúde vem por meio deste informar que devido a um problema de distribuição de doses de vacina antirrábica animal pelo Ministério da Saúde que ocorreu por problemas técnicos do Laboratório Produtor, o município de Santa Maria e Jetibá realizará a vacinação de cães e gatos prioritariamente em algumas localidades, não realizando a Campanha nos moldes dos anos anteriores.

As vacinações ocorrerão nos Postos de Saúde no interior do município, e as localidades serão selecionadas levando em consideração áreas em que anteriormente já foram confirmados casos de Raiva em Herbívoros, sendo a data da vacinação divulgada no site da Prefeitura, na Secretaria Municipal de Saúde, na Prefeitura e nas Unidades de Saúde da localidade atendida com o auxílio das Equipes de Saúde da Família. Informamos que a vacinação ocorrerá até o término do estoque de vacina liberado para o município de Santa Maria de Jetibá, o que não nos permitiu uma programação exata de quantas localidades serão atendidas.

Informamos ainda que manteremos a vacinação de rotina, ou seja, daqueles animais que são levados por seus proprietários até a sede da Vigilância Ambiental para realização da vacinação, enquanto houver estoque da vacina.

Lembramos aos proprietários de animais, que deverão levá-los aos pontos de vacinação juntamente com o cartão de vacina, se possuírem. Pedimos ainda que os animais sejam conduzidos aos pontos de vacinação por pessoas adultas e com força física suficiente para contê-los. Por determinação do Ministério da Saúde, NÃO SERÁ ENTREGUE NENHUMA VACINA aos proprietários de animais para que sejam vacinados em suas casas.

O Ministério da Saúde vem se empenhando em solucionar o atraso junto ao laboratório fornecedor, e ressalta que as doses serão enviadas aos Estados assim que a produção for normalizada.  Diante deste fato, assim que o estoque for regularizado, realizaremos ações para contemplar todo o município de Santa Maria de Jetibá em relação à Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos.

A Vigilância Ambiental conta com o apoio dos proprietários de animais para entender esta situação e agradece os anos de empenho e dedicação que sempre fizeram com que o município atingisse as metas de vacinação animal com atuação exemplar.

Leia o informe AQUI