Governo do estado assina prorrogação por mais 20 anos da cessão da área de uma fazenda do Incaper

Na manhã da quarta-feira (12), o Governo do Estado e o Município de Santa Maria de Jetibá, assinaram a prorrogação por mais 20 anos da cessão da área de uma fazenda do Incaper. Com a iniciativa, o Governo do Estado entrega 61 hectares para a Prefeitura Municipal continuar desenvolvendo ações de educação ambiental e florestal e de sistemas agroflorestais.

Para o secretário de Agropecuária do município, a iniciativa fortalece os agricultores santa-marienses. “É uma importante ação, especialmente para a agricultura familiar, pelo seu potencial de pesquisa com novas variedades de sementes regionais, em parceria com o Incaper em todas as suas esferas, local, regional e estadual”.

Na oportunidade, foi autorizada a construção de dois silos verticais, que serão utilizados no armazenamento de grãos e sementes. “É uma forma de começar a garantir armazenamento para os pequenos e médios granjeiros do município”, destacou o prefeito Hilário Roepke.

Após a solenidade, a comitiva visitou uma propriedade orgânica na localidade de Alto Santa Maria. “Um trabalho bonito de ver! No mês passado, um grupo de agricultores orgânicos do município estiveram na Áustria para conhecer a forma de produção naquele país. Um exemplo de busca permanente de melhores práticas no campo”, publicou o governador Paulo Hartung em sua conta no Instagram.

Agricultores orgânicos do município participaram de um intercâmbio com agricultores de Linz, cidade austríaca que é referência mundial em orgânicos, com legislação própria de incentivo e regulamentação. Os agricultores que participaram do intercâmbio foram escolhidos em assembleia nas associações de agricultura orgânica do município. Em contrapartida, compartilharão os conhecimentos adquiridos com os demais produtores rurais do município, doando cerca de 50 horas de trabalho para essa divulgação, incluindo palestras em escolas. Além disso, com exceção da passagem, as despesas foram custeadas pelos próprios agricultores e pela embaixada da Áustria (que forneceu gratuitamente hospedagem, transporte, dentre outros) em relação de parceria estabelecido com a referida cidade austríaca e nosso município nos últimos meses.