Emoção marca o pré-lançamento do filme e documentário “Fala, Pomerano, Fala”

AJP_2329Com presença marcante, o público estava visivelmente emocionado e prestigiou de forma intensa todos os momentos do evento.  Camerata Montana Marienis abriu o evento com um repertório de músicas pomeranas, que contou com a Participação do Coro de Professores do Programa de Educação Escolar Pomerano - PROEPO.

Antes de exibir o filme documentário FALA, POMERANO, FALA o Professor Doutor José Walter Nunes da Universidade de Brasília falou sobre sua obra “os personagens desse documentário narram suas experiências enquanto falantes da língua pomerana, língua da imigração trazida para o Brasil pelos seus ancestrais desde o meados do século 19. Narram suas relações e modos de resistir e lutar, no presente e no passado, frente a língua majoritária - o português - e assim constroem e reconstroem suas memórias, histórias e identidades, reivindicando o reconhecimento e a preservação  da sua língua  materna, sua cultura e, como todo brasileiro e brasileira, que são  acessos aos direitos sociais.”

O evento contou com presenças importantes para a Cultura Pomerana como os Professores Doutores Ismael Tressmann, Joachim Born da Universidade Gieben - Alemanha, Erineu  Foerste da Universidade Federal do ES e demais personalidades como Ednéia Koeler, Hilda Braun - Presidente da ACAGES, pastor Emil Schubert e Esposa, além de diretores, pedagogos, professores e profissionais da educação e cultura. A presença dessas personalidades contribui de forma expressiva para um debate e discussão sobre os aspectos relacionados a cultura pomerana.

Há muito tempo não se via um evento de tamanha comoção e valorização da cultura pomerana.

Por Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá
Fotos: Arilson José Pêgo
Atendimento à imprensa
(27) 3263-4816