Curso de formação inicial do Agente Comunitário de Saúde – ACS

Foto oficial na abertura da aula inaugural dos agentes de saúdeNa quarta-feira, 12, aconteceu a aula inaugural do curso de formação inicial do Agente Comunitário de Saúde (ACS). O curso tem duração de 400 horas, é realizado por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde, o município de Santa Maria de Jetibá, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP), e o Movimento da Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES).

O curso já vem sendo ministrado no município desde 2007, é oferecido a todos os agentes comunitários que ainda não participaram do curso.

“O curso tem como objetivo preparar nossos agentes comunitários de saúde para o exercício profissional de forma interdisciplinar e pontencializar a capacidade desses profissionais de aumentarem o vínculo entre as equipes de ESF e as famílias que são assistidas por cada profissional”, destacou Marciele Arrivabene, Coordenadora Da Estratégia Saúde da Família.

“Todos recebem o material didático que será trabalhado durante todo o decorrer do curso, nele são abordados assuntos de grande relevância para o Sistema Único de saúde”, disse.

Os agentes comunitários de saúde realizam um papel de grande relevância para a comunidade em que atuam, promovendo a mudança das práticas de saúde junto à população, e exercendo atividades de prevenção de doenças, promoção de saúde e auxiliando na recuperação da saúde das pessoas.