10/11/2022
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO “MONKEYPOX”
A Secretaria de Saúde de Santa Maria de Jetibá, por meio da Vigilância Epidemiológica comunica que o município tem 02 casos notificados/suspeitos de “Monkeypox”. (sendo 01 caso descartado e 01 caso em investigação).
SOBRE A DOENÇA
A doença causada pelo Monkeypoxvírus da família Orthopoxvirus é, originalmente, uma zoonose (transmitida por animais) e sua transmissão para humanos pode ocorrer através do contato com um animal. Na epidemia atual, a doença têm demonstrado capacidade de transmissão direta pessoa-a-pessoa de maneira sustentada à partir de pessoa infectada, ou ainda com material corporal humano contendo o vírus.
FORMAS DE TRANSMISSÃO
A transmissão entre humanos pode resultar de contato próximo pela via respiratória, contato íntimo, lesões na pele de uma pessoa infectada ou objetos recentemente contaminados. A transmissão também pode ocorrer através da placenta, o que pode levar à varíola congênita, ou pelo contato próximo durante e após o nascimento.
MANIFESTAÇÃO CLÍNICA DA DOENÇA
Após um período de incubação de 5 a 21 dias, a doença inicia-se pela presença de sintomas gerais inespecíficos como febre, mialgia, fadiga, cefaleia, astenia, dor nas costas, linfadenopatia. Um a três dias após a febre, o surgimento de erupções cutâneas – lesões na pele que tendem a evoluir em uma sequência temporal: Máculas (manchas planas); Pápulas (lesões elevadas); Lesões bolhosas (que podem ser muito dolorosas necessitando até internação para analgesia); Pústulas (bolhas amareladas com pus); Crostas (lesões com cascas).
As lesões cutâneas geralmente duram de 2 a 4 semanas, acometem principalmente a face, palma das mãos e planta dos pés, córnea (podendo levar à cegueira), regiões genitais (pelo menos 30% dos casos), incluindo pele e mucosas do ânus e boca que podem demorar para cicatrizar.
DIAGNÓSTICO
O teste para diagnóstico laboratorial é realizado em todos os pacientes com suspeita da doença. A amostra a ser analisada será coletada, preferencialmente, da secreção das lesões.
TRATAMENTO
Até o momento, não estão disponíveis medicamentos específicos aprovados para tratamento de Monkeypox, indica-se o tratamento sintomático.
ORIENTAÇÕES
O atendimento inicial deve ser realizado, preferencialmente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Atenção Primária.
Fonte: NOTA TÉCNICA Nº 005/2022 SESA/SSVS/GEVS
Pode ser uma imagem de texto

Notícias Relacionadas

Pular para o conteúdo